A atividade se dará em encontros quinzenais em ambiente digital, com a apresentação de algumas noções e conceitos úteis à produção de comunicação tecnopolítica, discussão de textos teóricos e análise de vídeos selecionados do acervo Sindipetro/SP. A playlist com os episódios lançados até o momento.

Estão previstos sete encontros síncronos acontecerão na plataforma indicada no mural:

Encontro 1 (11/05)

Convidamos vcs a assistirem a dois episódios do Peão Refinado pra gente conversar amanhã:

1o da primeira temporada
https://www.youtube.com/watch?v=eANPc856gvY&list=PLHJkQxw2i_IstQRPjJ8FCdT4FVCk7CRx1&index=29&t=18s
1o da segunda temporada
https://www.youtube.com/watch?v=LMYZPiH1v_A&list=PLHJkQxw2i_IstQRPjJ8FCdT4FVCk7CRx1&index=9&t=2s

Encontro 2 (25/05)

POSSENTI, Sírio. O humor e a língua. Ciência Hoje, Vol. 30, n. 176, p. 72-74, Out. 2001.

POSSENTI, Sírio. Humor de circunstância. In: Filologia linguística portuguesa, n. 9, p. 333-344, 2007.

Encontro 3 (08/06)

SALGADO, Luciana Salazar. O sentido que o algoritmo faz – ou faz fazer.In: Portal 247, 2021.

BARBROOK, Richard; CAMERON, Andy. Ideologia Californiana. Trad. Marcelo Tränsel. União da Vitória/Porto Alegre: Monstro dos Mates/BaixaCultura, 2018.

Encontro 4 (22/06)

excertos de SANTOS, Milton. Por uma outra globalização – do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.

Encontro 5 (13/07)

excertos selecionados de LAKOFF*

Encontro 6 (27/07)

excertos selecionados de LAKOFF*

Encontro 7 (10/08)

Materiais de referência

KRIEG-PLANQUE, Alice. Analisar discursos institucionais. Trad. Luciana Salazar Salgado, Helena Boschi. Uberlândia: EdUFU, 2018.

*LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana. Trad.? 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

*LAKOFF, George. The all-new don’t think of an elephant!: know your values and frame the debate. White River Junction, Vermont: Chelsea Green Publishing, 2014.

*LAKOFF, George; WEHLING, Elisabeth. The little blue book: the essential guide to thinking and talking Democratic. 1. ed. New York: Free Press, 2012.

** SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.

Podcast

DA SILVEIRA, Sérgio Amadeu. Podcast Tecnopolítica.

**

Esta atividade parte de um convite feito por membros da diretoria do Sindipetro/SP para colaborar em uma iniciativa de qualificação no campo da comunicação tecnopolítica. Atividades de colaboração vêm se acontecendo desde 2020 de modo assistemático. O principal objetivo agora é sistematizar discussões que qualifiquem a produção, a circulação e a recepção de discursos político-institucionais no atual contexto de hiperdigitalização das práticas.

Nos encontros, serão apresentados conceitos e noções relevantes para analisar a comunicação tecnopolítica, serão considerados alguns textos teóricos para pôr em relevo a análise de vídeos selecionados. Serão também propostas atividades assíncronas: basicamente pequenas análises a serem postadas e comentadas pelos participantes em mural coletivo.

A principal meta é esboçar a criação de um núcleo de análise comunicacional, sistematizando reflexões a partir da produção audiovisual da série Peão Refinado (2021), mas considerando outras peças comunicacionais que sejam relevantes no decurso dos trabalhos. Em decorrência dessa atividade, entendemos que a discussão de bases para a futura formação de analistas de comunicação tecnopolítica se dará no cultivo de um espaço de troca como este.

Público-alvo: membros da comunidade UFSCar e interessados da comunidade externa com qualquer graduação acadêmica ou atuação em comunicação política. A oferta é de 20 vagas.

Obs: caso haja excedente de procura, os interessados serão convidados a submeter um texto de 150 palavras em que descrevem sua formação e atuação na área da comunicação política estabelecendo relação com a atividade proposta. 

divisor3

escritas do corpo escritas de si

Nos dias 18 e 20 de Setembro de 2018, aconteceram as sessões da oficina Escritas do Corpo // Escritas de Si. A proposta de cada encontro girou em torno de propostas lúdicas para a prática de escrita criativa, de modo que os participantes tivessem a oportunidade de refletir sobre a construção de sua própria identidade, a partir de exercícios de desbloqueio que geravam pequenos textos.

Por se formular de modo que suscitasse reflexões sobre o corpo, a memória e os afetos, a atividade também foi incluída na II Semana de Visibilidade Bissexual em São Carlos, promovida por um grupo de ativistas independentes da cidade.

Mediador da atividade: Gustavo Primo.

Arte de divulgação (com desenho de Shintaro Kago)

Exercício da primeira sessão:

o animal que voa do corpo

  1. Cada participante escreve, em três tiras de papel, um animal (coruja, macaco, cobra), uma parte do corpo (nariz, pés, seios), uma habilidade especial (voar, ficar invisível, atravessar paredes).
  2. Sorteiam-se as tiras de papel, de modo que cada um recolha duas novas palavras: o animal e a parte do corpo.
  3. O primeiro texto é escrito com a seguinte proposta: “como você reagiria se, de repente, seu/sua [parte do corpo] fosse substituída por uma [parte do corpo] de um/uma [animal]?”
  4. Escreve-se por 5 minutos a partir da proposta. O tempo é controlado por uma trilha sonora que o mediador sorteia.
  5. Acontece a primeira leitura e reflexão sobre os textos produzidos.
  6. A segunda proposta é uma continuação do texto: é preciso pensar que, daquela parte do corpo modificada, emane uma habilidade especial (a terceira tira de papel sorteada). Por exemplo: Meus olhos de gente, substituídos por olhos de carneiro, deram-me a habilidade de correr incrivelmente rápido.
  7. Escreve-se 5 minutos sobre a proposta.
  8. Acontece a segunda leitura do texto, em que há espaço para reflexão e posteriores edições.

Foto da primeira sessão:

escritas do corpo escritas de si sessao 1

Exercício da segunda sessão:

memória clandestina

  1. Cada participante recebe uma tira de papel em que está escrito um dos cinco sentidos do corpo humano (tato, olfato, visão, paladar, audição).
  2. A primeira proposta é escrever a memória mais longínqua que se tem associada a esse sentido sorteado. Por exemplo: o primeiro cheiro que senti na vida. Escreve-se 5 minutos sobre isso.
  3. Acontece a primeira leitura do texto. Imediatamente, os participantes devem reescrever o texto, mas agora trocando o sentido sorteado, de modo que se altere a percepção da memória que foi escrita. Por exemplo: que barulho faziam aqueles raios de sol que eu via através da porta? (para uma participante que primeiro escreveu sobre a visão, e em seguida sobre a audição).
  4. Releitura do texto e pequena reflexão.
  5. Agora, os participantes devem escolher as 5 palavras ou frases mais importantes de seu texto e suprimi-las, colocando lacunas no lugar. Seu texto, com lacunas, é entregue a um outro participante.
  6. Segunda proposta: cada participante, que recebeu uma memória repleta de lacunas, deve reler o texto e preenchê-lo com suas próprias palavras, de modo a incorporar para si a memória de outrem, uma memória clandestina.

Foto da segunda sessão:

escritas do corpo escritas de si sessao 2

divisor

Captura de Tela 2017-08-10 às 15.23.16
O interprograma Poesia por Minuto é um espaço reservado à nova poesia

Pareceria da Rádio UFSCar e do coletivo Nó de Verso, ligado ao LABEPPE

Poemas que estão saindo do forno!

divisor 2

LAB 3 2017

Os laboratórios do bacharelado em linguística da USFCar se dedicam a experimentos linguísticos, semióticos e comunicacionais, explorando a língua na sua relação com diversas linguagens.

Em 2017, o LAB 3 – que focaliza  o tópico sintaxe, no módulo MEiOS E MATERiAiS INSTRUCiONAiS se propôs que fosse entendida, numa abstração conceitual, como articulação vetorial de elementos formais que ensejam produção semântica.

Para conduzir um exercício de aplicação prática dessa delimitação, o LAB 3 – módulo MEiOS E MATERiAiS INSTRUCiONAiS recebeu os designers Fernanda Capelari de Carvalho e Alexandre Sakata, e os alunos criaram, conforme alguns fundamentos tipográficos e cromáticos, logotipos para o recém-instalado Laboratório de Fonética da UFSCar.

O ensaio completo dos exercícios de criação está aqui.

divisor

oficina de Escrita Criativa realizada no MACACO – Movimento Artístico e Cultural da CAASO/USP

Organizados por: Claudia Maria de Serrão, Gustavo PrimoPedro Alberto Ribeiro

Este slideshow necessita de JavaScript.

divisor

fotos dos processos de criação realizados no Ciclo de Oficinas “A Escrita Criativa e o Trabalho com o Literário”

organizadores: Claudia Maria de Serrão e Pedro Alberto Ribeiro

Este slideshow necessita de JavaScript.

divisor3

identidade visual e diagramação

autora: Fernanda Capelari de Carvalho

Confecção do portfólio com os logos criados para o Laboratório de Fonética da UFSCar. Os logos foram resultado das aulas de laboratório II meios e matérias institucionais: sintaxe do bacharelado em linguística. portfólio

Trabalho de identidade visual e diagramação do material didático de espanhol do Instituto de Línguas da UFSCar. – material-didatico-de-espanhol

Identidade visual e diagramação do Manual Bilíngue para Estudantes em Mobilidade Internacional na UFSCar em parceria com ENACTUS – UFSCar. – manual-enactus

Cartaz para a divulgação da Roda de conversa com Uara Pataxó – O Artesanato na Cultura Pataxó – artesanato-il

Salvar

Salvar

divisor

Temos o sonho de ajudar na criação e manutenção da cena poética da cidade de São Carlos e Região, promovendo eventos como o Sarau Nó de Verso, diversas oficinas e mesas redondas convidando personagens da cena poética.

https://www.facebook.com/ColetivoNodeVerso/