
A atividade se dará em encontros quinzenais em ambiente digital, com a apresentação de algumas noções e conceitos úteis à produção de comunicação tecnopolítica, discussão de textos teóricos e análise de vídeos selecionados do acervo Sindipetro/SP. A playlist com os episódios lançados até o momento.
Estão previstos sete encontros síncronos acontecerão na plataforma indicada no mural:
Encontro 1 (11/05)
Convidamos vcs a assistirem a dois episódios do Peão Refinado pra gente conversar amanhã:
1o da primeira temporada
https://www.youtube.com/watch?v=eANPc856gvY&list=PLHJkQxw2i_IstQRPjJ8FCdT4FVCk7CRx1&index=29&t=18s
1o da segunda temporada
https://www.youtube.com/watch?v=LMYZPiH1v_A&list=PLHJkQxw2i_IstQRPjJ8FCdT4FVCk7CRx1&index=9&t=2s
Encontro 2 (25/05)
POSSENTI, Sírio. O humor e a língua. Ciência Hoje, Vol. 30, n. 176, p. 72-74, Out. 2001.
Encontro 3 (08/06)
SALGADO, Luciana Salazar. O sentido que o algoritmo faz – ou faz fazer.In: Portal 247, 2021.
Encontro 4 (22/06)
Encontro 5 (13/07)
excertos selecionados de LAKOFF*
Encontro 6 (27/07)
excertos selecionados de LAKOFF*
Encontro 7 (10/08)
Materiais de referência
KRIEG-PLANQUE, Alice. Analisar discursos institucionais. Trad. Luciana Salazar Salgado, Helena Boschi. Uberlândia: EdUFU, 2018.
*LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana. Trad.? 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2002.
*LAKOFF, George. The all-new don’t think of an elephant!: know your values and frame the debate. White River Junction, Vermont: Chelsea Green Publishing, 2014.
*LAKOFF, George; WEHLING, Elisabeth. The little blue book: the essential guide to thinking and talking Democratic. 1. ed. New York: Free Press, 2012.
** SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
Podcast
DA SILVEIRA, Sérgio Amadeu. Podcast Tecnopolítica.
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Esta atividade parte de um convite feito por membros da diretoria do Sindipetro/SP para colaborar em uma iniciativa de qualificação no campo da comunicação tecnopolítica. Atividades de colaboração vêm se acontecendo desde 2020 de modo assistemático. O principal objetivo agora é sistematizar discussões que qualifiquem a produção, a circulação e a recepção de discursos político-institucionais no atual contexto de hiperdigitalização das práticas.
Nos encontros, serão apresentados conceitos e noções relevantes para analisar a comunicação tecnopolítica, serão considerados alguns textos teóricos para pôr em relevo a análise de vídeos selecionados. Serão também propostas atividades assíncronas: basicamente pequenas análises a serem postadas e comentadas pelos participantes em mural coletivo.
A principal meta é esboçar a criação de um núcleo de análise comunicacional, sistematizando reflexões a partir da produção audiovisual da série Peão Refinado (2021), mas considerando outras peças comunicacionais que sejam relevantes no decurso dos trabalhos. Em decorrência dessa atividade, entendemos que a discussão de bases para a futura formação de analistas de comunicação tecnopolítica se dará no cultivo de um espaço de troca como este.
Público-alvo: membros da comunidade UFSCar e interessados da comunidade externa com qualquer graduação acadêmica ou atuação em comunicação política. A oferta é de 20 vagas.
Obs: caso haja excedente de procura, os interessados serão convidados a submeter um texto de 150 palavras em que descrevem sua formação e atuação na área da comunicação política estabelecendo relação com a atividade proposta.
Nos dias 18 e 20 de Setembro de 2018, aconteceram as sessões da oficina Escritas do Corpo // Escritas de Si. A proposta de cada encontro girou em torno de propostas lúdicas para a prática de escrita criativa, de modo que os participantes tivessem a oportunidade de refletir sobre a construção de sua própria identidade, a partir de exercícios de desbloqueio que geravam pequenos textos.
Por se formular de modo que suscitasse reflexões sobre o corpo, a memória e os afetos, a atividade também foi incluída na II Semana de Visibilidade Bissexual em São Carlos, promovida por um grupo de ativistas independentes da cidade.
Mediador da atividade: Gustavo Primo.
Arte de divulgação (com desenho de Shintaro Kago)
Exercício da primeira sessão:
o animal que voa do corpo
- Cada participante escreve, em três tiras de papel, um animal (coruja, macaco, cobra), uma parte do corpo (nariz, pés, seios), uma habilidade especial (voar, ficar invisível, atravessar paredes).
- Sorteiam-se as tiras de papel, de modo que cada um recolha duas novas palavras: o animal e a parte do corpo.
- O primeiro texto é escrito com a seguinte proposta: “como você reagiria se, de repente, seu/sua [parte do corpo] fosse substituída por uma [parte do corpo] de um/uma [animal]?”
- Escreve-se por 5 minutos a partir da proposta. O tempo é controlado por uma trilha sonora que o mediador sorteia.
- Acontece a primeira leitura e reflexão sobre os textos produzidos.
- A segunda proposta é uma continuação do texto: é preciso pensar que, daquela parte do corpo modificada, emane uma habilidade especial (a terceira tira de papel sorteada). Por exemplo: Meus olhos de gente, substituídos por olhos de carneiro, deram-me a habilidade de correr incrivelmente rápido.
- Escreve-se 5 minutos sobre a proposta.
- Acontece a segunda leitura do texto, em que há espaço para reflexão e posteriores edições.
Foto da primeira sessão:
Exercício da segunda sessão:
memória clandestina
- Cada participante recebe uma tira de papel em que está escrito um dos cinco sentidos do corpo humano (tato, olfato, visão, paladar, audição).
- A primeira proposta é escrever a memória mais longínqua que se tem associada a esse sentido sorteado. Por exemplo: o primeiro cheiro que senti na vida. Escreve-se 5 minutos sobre isso.
- Acontece a primeira leitura do texto. Imediatamente, os participantes devem reescrever o texto, mas agora trocando o sentido sorteado, de modo que se altere a percepção da memória que foi escrita. Por exemplo: que barulho faziam aqueles raios de sol que eu via através da porta? (para uma participante que primeiro escreveu sobre a visão, e em seguida sobre a audição).
- Releitura do texto e pequena reflexão.
- Agora, os participantes devem escolher as 5 palavras ou frases mais importantes de seu texto e suprimi-las, colocando lacunas no lugar. Seu texto, com lacunas, é entregue a um outro participante.
- Segunda proposta: cada participante, que recebeu uma memória repleta de lacunas, deve reler o texto e preenchê-lo com suas próprias palavras, de modo a incorporar para si a memória de outrem, uma memória clandestina.
Foto da segunda sessão:

Pareceria da Rádio UFSCar e do coletivo Nó de Verso, ligado ao LABEPPE
Poemas que estão saindo do forno!
LAB 3 2017
Os laboratórios do bacharelado em linguística da USFCar se dedicam a experimentos linguísticos, semióticos e comunicacionais, explorando a língua na sua relação com diversas linguagens.
Em 2017, o LAB 3 – que focaliza o tópico sintaxe, no módulo MEiOS E MATERiAiS INSTRUCiONAiS se propôs que fosse entendida, numa abstração conceitual, como articulação vetorial de elementos formais que ensejam produção semântica.
Para conduzir um exercício de aplicação prática dessa delimitação, o LAB 3 – módulo MEiOS E MATERiAiS INSTRUCiONAiS recebeu os designers Fernanda Capelari de Carvalho e Alexandre Sakata, e os alunos criaram, conforme alguns fundamentos tipográficos e cromáticos, logotipos para o recém-instalado Laboratório de Fonética da UFSCar.
O ensaio completo dos exercícios de criação está aqui.
oficina de Escrita Criativa realizada no MACACO – Movimento Artístico e Cultural da CAASO/USP
Organizados por: Claudia Maria de Serrão, Gustavo Primo e Pedro Alberto Ribeiro
fotos dos processos de criação realizados no Ciclo de Oficinas “A Escrita Criativa e o Trabalho com o Literário”
organizadores: Claudia Maria de Serrão e Pedro Alberto Ribeiro
identidade visual e diagramação
autora: Fernanda Capelari de Carvalho
Confecção do portfólio com os logos criados para o Laboratório de Fonética da UFSCar. Os logos foram resultado das aulas de laboratório II meios e matérias institucionais: sintaxe do bacharelado em linguística. portfólio
Trabalho de identidade visual e diagramação do material didático de espanhol do Instituto de Línguas da UFSCar. – material-didatico-de-espanhol
Identidade visual e diagramação do Manual Bilíngue para Estudantes em Mobilidade Internacional na UFSCar em parceria com ENACTUS – UFSCar. – manual-enactus
Cartaz para a divulgação da Roda de conversa com Uara Pataxó – O Artesanato na Cultura Pataxó – artesanato-il


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