labeppe comunica

 


atividades

pesquisa acadêmica

assessoria editorial

formação de editores e criadores

fomento a experiências culturais dentro e fora da univerisdade


coordenação

Profa. Dra. Ana Elisa Ribeiro – CEFET MG, Belo Horizonte

Prof. Dr. José de Souza Muniz Jr. – UECE, Fortaleza

Profa. Dra. Luciana Salazar Salgado – UFSCar, São Carlos

Profa. Dra. Rejane Rocha – UFSCar, São Carlos


breve histórico

O LABEPPE nasceu das atividades do Grupo de Pesquisa de mesmo nome, sediado desde 2011 no CEFET–MG de Belo Horizonte, sob coordenação da Profa. Dra. Ana Elisa Ribeiro, docente do bacharelado em Letras – tecnologias de edição e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens. Reunia, já na ocasião, alunos do bacharelado em Linguística da UFSCar e pesquisadores do PPGL/UFSCar e, mais recentemente, pesquisadores do PPGLit/UFSCar, da linha Literatura, linguagens e meios. Atualmente, também abriga pesquisadores do CESA – Centro de Estudos Sociais Aplicados, ligado ao Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará – UECE, com a participação de grupos de trabalho do Prof. Dr. José de Souza Muniz Jr.

Ao longo destes 6 anos, diversas atividades acadêmicas inscritas sob a rubrica “mediação editorial” conjugaram-se a atividades correlatas fora do âmbito estritamente acadêmico, com ações variadas nas cidades de Belo Horizonte, Fortaleza e São Carlos: programa de edição e distribuição estratégica de livros de poesia, oficinas de escrita criativa, cursos de formação em revisão de textos, grupos de estudos de textos filosóficos em comunidades periféricas e assessorias para diversos projetos editoriais e, mais amplamente, projetos culturais – como saraus e sessões de Slam.

Em março deste ano, a UFSCar recebeu a terceira edição do Fórum Nacional sobre a Formação e a Atuação Profissional do Revisor de Textos – que tratou de “Mediação editorial, letramentos e mercado”, e a instituição do LABEPPE é uma das repercussões desse evento, no qual foram lançados livros de autoria de pesquisadores do Laboratório, numa coleção intitulada “Questões contemporâneas de preparação, edição e revisão textual”.