Letícia Clares

A constituição da autoria na comunicação científica: ritos genéticos editoriais em periódicos

Considerando as discussões desenvolvidas na pesquisa de mestrado Mediação editorial na comunicação científica: um estudo de dois periódicos de humanidades, financiada pela Fapesp (processo n. 2015/01224-5), propomos neste Projeto de Pesquisa um estudo que avança na problemática investigada, focalizando a constituição da autoria na comunicação científica. Para isso, delimitamos como corpus a revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Rieb, a do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FFLCH-USP, Geousp: espaço e tempo, a do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar, Materials Research, e a da Associação Brasileira de Cerâmica, Cerâmica Industrial. Com base no quadro teórico e metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, nosso objetivo é examinar as condicionantes definidoras da autoria de artigos científicos destinados à publicação em diferentes áreas de saber, levando em conta a relação autor-coenunciador editorial inscrita no que se pode referir como ritos genéticos editoriais (SALGADO, 2011), com apoio na metodologia analítica da gestão do lugar de autor definida como paratopia criadora (MAINGUENEAU, 2006).

Palavras-chave: autoria; comunicação científica; mediação editorial; paratopia criadora.

Pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar.

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Helena Boschi

Cultura, língua e comunidades discursivas: um estudo sobre materiais instrucionais de português para estrangeiros

Em nosso projeto inicial, nos propúnhamos a realizar um estudo discursivo dos sentidos atribuídos a “cultura brasileira” por materiais instrucionais de português como língua estrangeira. No decorrer da pesquisa, focamos as matrizes discursivas que produzem imaginários vetorializados nos materiais, considerados como mídiuns (DEBRAY, 1995; 2000), dispositivos históricos que, na relação que mantêm com instituições produtoras de discursos, constroem e estabilizam imaginários de Brasil e de português brasileiro. Havíamos definido como córpus inicial o conjunto de livros didáticos Brasil Intercultural: língua e cultura brasileira para estrangeiros (Moreira; Barbosa; Castro, 2013) e as unidades de aula propostas pelo Portal de Ensino do Professor de Português Língua Estrangeira (IIILP, 2013). Posteriormente, em decorrência de pesquisa de campo feita durante estágio de pesquisa em Buenos Aires, acrescentamos materiais instrucionais produzidos recentemente que circulam juntamente com o Brasil intercultural (em relação intertextual, portanto). Estabelecemos como recorte o ano de 2017 e quatro instituições tradicionais da cidade: o Centro Cultural Brasil-Argentina (extensão da embaixada, fundado em 2013 após o encerramento de atividades da Fundación Centro de Estudos Brasileiros – FUNCEB), a Casa do Brasil, o Centro Universitário de Idiomas (CUI) e o Laboratório de Idiomas da Universidad de Buenos Aires. A pesquisa da relação entre institucionalidades e mídiuns no ensino de “português brasileiro” nos levou a investigar em que medida a noção comunidade discursiva (BEACCO, 1992; CHARAUDEAU, 2001), na relação que estabelece com conceitos relacionados de modo amplo à identidade, como formação discursiva (HAROCHE; HENRY; PÊCHEUX, 1971; FOUCAULT, [1969] 2008; COURTINE, [1981] 2009), posicionamento (MAINGUENEAU, 2008a) e comunidade de fala (VANIN, 2009; BAGNO, 2017), pode contribuir para a análise de aspectos da pluralidade constitutiva do que se entenda por “língua” e “cultura” nesses dispositivos. Propomos, assim, uma reflexão mais ampla sobre a relação do material linguístico com o extralinguístico suscitada pelos meios e os materiais em que se inscreve, com foco nas práticas de textualização e nos indícios da heterogeneidade constitutiva de dispositivos que se supõe, tradicionalmente, serem representativos de uma identidade “consensuada” de língua e de país.

Palavras-chave: mídium; PLE; comunidade discursiva; língua e cultura; Estado-nação.

Pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar.

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