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Ripples of Sound
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Participação no V CIAD

COMUNICA: algumas das pesquisas em curso (slides)

RESUMO

COMUNICA: UM GRUPO DE PESQUISA DO LABEPPE

No fim de 2017, o Grupo de Pesquisa Comunica – inscrições linguísticas na comunicação iniciou novo ciclo: dois projetos de pesquisa, em certa medida continuidade dos anteriores, definem-se agora com foco no estudo das materialidades inscricionais, tanto porque as pesquisas desenvolvidas por seus membros levaram à leitura de filósofos, sociólogos, historiadores e geógrafos que abordam a relação espaço-tempo característica do atual período, fundamentalmente ligada aos objetos técnicos que o definem, quanto porque em junho desse ano foi fundado o Labeppe – Laboratório de Escritas Profissionais e Processos de Edição. Herdeiro do grupo de pesquisa homônimo, sediado no CEFET-MG de Belo Horizonte, reúne pesquisadores de quatro instituições (CEFET-MG, UECE-Fortaleza, Unesp-Araraquara e UFSCar-São Carlos, onde abriga dois grupos de pesquisa: o Comunica e o Grupo de Pesquisa Literatura e Tempo Presente). Esse caráter interdisciplinar do Labeppe, que vive hoje um intenso diálogo com o Labieb, sediado no Instituto de Estudos Brasileiros da USP-SP, estabeleceu um novo norte para as atividades do Comunica, que, pautadas pelo quadro da análise do discurso de tradição francesa, adotaram uma abordagem mediológica no estudo das mediações entre sujeitos e objetos técnicos (Debray, 2000). Trata-se de pôr no centro das investigações a noção de mídium, considerando que os tipos de suporte e os modos de circulação se amalgamam e participam da produção dos sentidos: não há enunciados anteriores à inscrição material na qual se enunciam. Mais precisamente, trata-se de trabalhar com uma perspectiva que considera o valor sígnico das materialidades inscricionais, o que demanda que se analisem os enunciados na sua condição “encarnada” ou, noutros termos, que se considerem os textos na sua condição de vetores de sensibilidade que dão sustentação a matrizes de sociabilidade. Dedicada aos regimes discursivos ditos constituintes (Maingueneau, 2006), essa abordagem tem consequências importantes para o entendimento da transitividade das autorias, vistas, então, como paratópicas. Assim, os dois projetos de pesquisa previstos para o biênio 2018-2020 retêm suas especificidades, mas são convergentes. Intitulam-se: i) Estudos de mídium: os objetos editoriais como vetores de sensibilidade; ii) Materialidades do literário: objetos editoriais e circuitos de partilha. Pesquisadores de dois programas de pós-graduação – PPGL e PPGLit, ambos da UFSCar – distribuem-se nesses projetos conforme os temas de que se ocupam, mas trabalham em permanente troca, sistematizada nos seminários quinzenais de leitura coletiva.

Palavras-chave: Mídium; Discursos constituintes; Paratopia criadora.

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III Fórum Nacional sobre a Formação e a Atuação Profissional do Revisor de Textos

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O III Fórum Nacional sobre a Formação e a Atuação Profissional do Revisor de Textos acontecerá nos dias 16 e 17 de março de 2017 na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, campus São Carlos. Com o objetivo de dar continuidade aos encontros anteriores (de 2009, na PUC Minas, em Belo Horizonte, e de 2015, na UESB, em Vitória da Conquista), esta edição pretende ser um espaço de compartilhamento de experiências entre profissionais em atividade no mercado de trabalho externo à universidade, estudantes em formação e pesquisadores das problemáticas relativas à edição de textos.

atividade ligada ao III Fórum Nacional do Revisor de Textos

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O Ciclo de Oficinas “A Escrita Criativa e o Trabalho com o Literário” insere-se no contexto de realização da terceira edição do Fórum Nacional Sobre a Formação e a Atuação Profissional do Revisor de Textos (https://forumnacionaldorevisor.wordpress.com), a ser realizado na Universidade Federal de São Carlos nos dias 16 e 17 de março de 2017, atuando como uma atividade pré-evento com caráter de formação. O Ciclo se propõe como uma série de 4 (quatro) oficinas de 2 horas de duração cada, ao longo do início de março de 2017. As quatro oficinas são voltadas a algumas das temáticas do Fórum, com enfoque na Escrita Criativa e na Mediação Editorial. Cada oficina se volta a uma etapa diferente do processo criativo e editorial das vidas dos textos.

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atividades ligadas ao Instituto de Línguas – UFSCar

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  • curso de formação básica em revisão de textos (Instituto de Línguas – UFSCar)

coordenadora:
Profa. Dra. Luciana Salazar Salgado

tutoras:
Letícia Clares
Luciana Rugoni

Com vistas a promover uma formação básica em tratamento editorial de textos para a comunidade interna e externa à universidade, o curso revisão de textos foi oferecido pela primeira vez no IL, de 05 de setembro a 05 de dezembro de 2016, com 25 vagas e carga horária de 30 horas. Coordenado pela Profa. Dra. Luciana Salazar Salgado e aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar, foi ministrado em parceria pelas alunas de pós-graduação Letícia Clares (na ocasião, mestranda) e Luciana Rugoni (doutoranda). O curso também teve como objetivo a coleta de dados para a pesquisa de doutorado de Rugoni, e a ementa está disponível aqui.

  • grupo de estudos do discurso literário (Instituto de Línguas – UFSCar)

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(clique aqui para planejamento de leituras e informações)

coordenadores:
Amanda Chieregatti
Claudia Maria de Serrão Pereira
Pedro Alberto Ribeiro

Trata-se de um conjunto de 7 encontros pautados por leituras coletivas que ensejam a constituição de um grupo permanente de trabalho sobre autoria, como parte extensionista do Projeto “O literário na cibercultura: criação, edição e circulação na contemporaneidade”. Justifica-se esta proposta no âmbito da extensão justamente por se tratar de leituras teóricas que subsidiam a reflexão sobre situações empíricas que têm gerado necessidades regulamentadoras complexas, suscitando reflexões sobre copyright, sistema Creative Commons e, mais amplamente,sobre atribuições profissionais que transitam entre a criação e a edição. Tema centenário, senão milenar, é retomado desde o advento da web 2.0 numa cultura de conexões e convergências que densifica a problemática.

  • preparatório para o exame DELE B2: compreensão Leitora e escrita

coordenadora: Claudia Maria de Serrão Pereira

Oficina preparatória para dele - b2
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participação na JIG 2016

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Trabalhos no âmbito da disciplina Projeto Editorial II, do curso de Letras do CEFET-MG

  • Fórum de revisores e práticas de revisão
  • O profissional de Letras no Mercado Editorial
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São Paulo Advanced School of Social Sciences – Selected Papers #1

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Conferencia Editorial 2016 – Crecimiento y contradicciones de los mercados de Argentina y Brasil

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Plural da Cultura – seminário

Programação

19 de setembro de 2017

10h – Abertura e apresentações

10h30 – O autor – Fernanda Gehrke  (NEPeTeCS) e Sandra Fonseca (NEPeTeCS)

10h45 – Mesa 1: Exotismos e rupturas da linguagem

Coordenação: Márcio Gatti

Cap1 – As revoluções do “crível” – Teresa Melo (UFSCar/NEPeTeCS) e Otávio Lari (UFSCar)

Cap2 – O imaginário da cidade – Sandra Fonseca (NEPeTeCS) e Fernanda Gehrke (NEPeTeCS)

Cap3 – A beleza do morto – Márcio Gatti (UFSCar/NEPeTeCS) e Matheus Almeida (NEPeTeCS)

Cap4 – A linguagem da violência – Lenna Nascimento (NEPeTeCS) e Vanda Silva (UFSCar)

13h – 14h – Almoço

14h – Mesa 2: Novos marginalismos

Coordenação: Geraldo Souza

Cap5 – As universidade diante da cultura de massa – Tairane Araújo (NEPeTeCS)  e Teresa Melo (UFSCar/NEPeTeCS)

Cap6 – A cultura e a escola – Geraldo Souza (UFSCar/NEPeTeCS) e Lenna Nascimento (UFSCar/NEPeTeCS)

Cap7 – Minorias – Tairane Araújo (UFSCar/NEPeTeCS) e Vanda Silva (UFSCar)

15h30 – Mesa 3: Políticas Culturais

Coordenação: Luciana Salgado

Cap8 – A estrutura social do saber – Rejane Rocha (UFSCar/Literatura e tempo presente)

Cap9 –  A cultura na sociedade – Juliana Santini (UNESP/ Literatura e tempo presente)

Cap10 – O lugar onde se discute a cultura – Luciana Salazar Salgado (UFSCar/Comunica)

17h – Amarrações e encaminhamentos

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Feira [SUB]

Arte impressa e publicações independentes

Campinas

Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink

16 de setembro de 2017, 11h-21h

https://feirasub.wixsite.com/feirasub/palestrantes

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Disciplina PPGLit/UFSCar

Mais informaçõeshttp://www.ppglit.ufscar.br/

Programa de leituras:Aula 1
– BOURDIEU, Pierre. 2009. “Una revolución conservadora en la edición”. Pp. 223-264, en Intelectuales, política y poder. Buenos Aires: Eudeba.
– MUNIZ JR., J. S. Intelectuais do livro: instâncias de formação e autorreflexão do espaço editorial no Brasil e na Argentina. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Foz do Iguaçu, PR – 2 a 5/9/2014.
– SAFERSTEIN, Ezequiel. (2013). «Entre los estudios sobre el libro y la edición: el “giro material” En La Historia Intelectual Y La Sociología». Información, Cultura Y Sociedad 0(29). Recuperado 11 de abril de 2016 (http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/ics/article/view/3486).

Aula 2
– SAFERSTEIN, Ezequiel; SZPILBARG, Daniela. 2014. “La industria editorial argentina, 1990-2010: Entre la concentración económica y la bibliodiversidad” Alter/nativas. Revista de estudios culturales latinoamericanoshttp://alternativas.osu.edu/assets/files/Issue-3/essays/saferstein.pdf
– MUNIZ JR., José de Souza (2016). Girafas e bonsais: editores “independentes” na Argentina e no Brasil (1991-2015). Tese de doutorado (Sociologia). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2016. Trecho selecionado: p. 148-177.*

Aula 3
– SAFERSTEIN, Ezequiel. (2016). La década publicada. Los best sellers políticos y sus editores: producción de libros, difusión de temas e intervención pública en el mercado editorial argentino (2003-2015) (Tesis de Doctorado). Facultad de Ciencias Sociales – Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires. Capítulos seleccionados: Introducción y Capítulo V.Aula 4
– MUNIZ JR., José de Souza (2016). Girafas e bonsais: editores “independentes” na Argentina e no Brasil (1991-2015). Tese de doutorado (Sociologia). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2016. Trechos selecionados: Preâmbulo (p. 15-21) e Capítulo 2 (49-82).

* no dia 30/08 a aula será parte do 3o. Colóquio Literatura e Tempo Presente

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