Comunikids – Grupo de estudo sobre análise do discurso e outros temas
Grupo de leitura voltado para estudos sobre análise do discurso e outros temas. Organizado por Maria de Serrão, Vitória Doretto, Júlio Cézar, J. Victor, Júlia Martins, Carol, Júlia Bastos, Luiza, Ana, Heloisa, Lili e Naomi.
Para o primeiro ciclo do grupo, em 2021, foi decidida a leitura do livro Gênese dos Discursos de Dominique Maingueneau. As atividades, os horários e os dias são decididos de forma coletiva em uma reunião no começo do semestre.
Gravações das leituras do livro Gênese dos Discursos
Encontro 1 | Infelizmente, não há gravação do encontro. Convidamos acessar os outros links. |
Encontro 2 | Uma competência discursiva |
Encontro 3 | Uma semântica global |
Encontro 4 | |
Encontro 5 |
II Jornada sobre Fórmulas Discursivas
I Jornada sobre Fórmulas Discursivas
3º Seminário LABEPPE
Participação no V CIAD
COMUNICA: algumas das pesquisas em curso (slides)
RESUMO
COMUNICA: UM GRUPO DE PESQUISA DO LABEPPE
No fim de 2017, o Grupo de Pesquisa Comunica – inscrições linguísticas na comunicação iniciou novo ciclo: dois projetos de pesquisa, em certa medida continuidade dos anteriores, definem-se agora com foco no estudo das materialidades inscricionais, tanto porque as pesquisas desenvolvidas por seus membros levaram à leitura de filósofos, sociólogos, historiadores e geógrafos que abordam a relação espaço-tempo característica do atual período, fundamentalmente ligada aos objetos técnicos que o definem, quanto porque em junho desse ano foi fundado o Labeppe – Laboratório de Escritas Profissionais e Processos de Edição. Herdeiro do grupo de pesquisa homônimo, sediado no CEFET-MG de Belo Horizonte, reúne pesquisadores de quatro instituições (CEFET-MG, UECE-Fortaleza, Unesp-Araraquara e UFSCar-São Carlos, onde abriga dois grupos de pesquisa: o Comunica e o Grupo de Pesquisa Literatura e Tempo Presente). Esse caráter interdisciplinar do Labeppe, que vive hoje um intenso diálogo com o Labieb, sediado no Instituto de Estudos Brasileiros da USP-SP, estabeleceu um novo norte para as atividades do Comunica, que, pautadas pelo quadro da análise do discurso de tradição francesa, adotaram uma abordagem mediológica no estudo das mediações entre sujeitos e objetos técnicos (Debray, 2000). Trata-se de pôr no centro das investigações a noção de mídium, considerando que os tipos de suporte e os modos de circulação se amalgamam e participam da produção dos sentidos: não há enunciados anteriores à inscrição material na qual se enunciam. Mais precisamente, trata-se de trabalhar com uma perspectiva que considera o valor sígnico das materialidades inscricionais, o que demanda que se analisem os enunciados na sua condição “encarnada” ou, noutros termos, que se considerem os textos na sua condição de vetores de sensibilidade que dão sustentação a matrizes de sociabilidade. Dedicada aos regimes discursivos ditos constituintes (Maingueneau, 2006), essa abordagem tem consequências importantes para o entendimento da transitividade das autorias, vistas, então, como paratópicas. Assim, os dois projetos de pesquisa previstos para o biênio 2018-2020 retêm suas especificidades, mas são convergentes. Intitulam-se: i) Estudos de mídium: os objetos editoriais como vetores de sensibilidade; ii) Materialidades do literário: objetos editoriais e circuitos de partilha. Pesquisadores de dois programas de pós-graduação – PPGL e PPGLit, ambos da UFSCar – distribuem-se nesses projetos conforme os temas de que se ocupam, mas trabalham em permanente troca, sistematizada nos seminários quinzenais de leitura coletiva.
Palavras-chave: Mídium; Discursos constituintes; Paratopia criadora.
III Fórum Nacional sobre a Formação e a Atuação Profissional do Revisor de Textos
O III Fórum Nacional sobre a Formação e a Atuação Profissional do Revisor de Textos acontecerá nos dias 16 e 17 de março de 2017 na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, campus São Carlos. Com o objetivo de dar continuidade aos encontros anteriores (de 2009, na PUC Minas, em Belo Horizonte, e de 2015, na UESB, em Vitória da Conquista), esta edição pretende ser um espaço de compartilhamento de experiências entre profissionais em atividade no mercado de trabalho externo à universidade, estudantes em formação e pesquisadores das problemáticas relativas à edição de textos.
atividade ligada ao III Fórum Nacional do Revisor de Textos
O Ciclo de Oficinas “A Escrita Criativa e o Trabalho com o Literário” insere-se no contexto de realização da terceira edição do Fórum Nacional Sobre a Formação e a Atuação Profissional do Revisor de Textos (https://forumnacionaldorevisor.wordpress.com), a ser realizado na Universidade Federal de São Carlos nos dias 16 e 17 de março de 2017, atuando como uma atividade pré-evento com caráter de formação. O Ciclo se propõe como uma série de 4 (quatro) oficinas de 2 horas de duração cada, ao longo do início de março de 2017. As quatro oficinas são voltadas a algumas das temáticas do Fórum, com enfoque na Escrita Criativa e na Mediação Editorial. Cada oficina se volta a uma etapa diferente do processo criativo e editorial das vidas dos textos.
Instituto de Línguas – UFSCar
curso de formação básica em revisão de textos
Profa. Dra. Luciana Salazar Salgado
mediadores
Letícia Clares
Luciana Rugoni
Com vistas a promover uma formação básica em tratamento editorial de textos para a comunidade interna e externa à universidade, o curso revisão de textos foi oferecido pela primeira vez no IL, de 05 de setembro a 05 de dezembro de 2016, com 25 vagas e carga horária de 30 horas. Coordenado pela Profa. Dra. Luciana Salazar Salgado e aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar, foi ministrado em parceria pelas alunas de pós-graduação Letícia Clares (na ocasião, mestranda) e Luciana Rugoni (doutoranda). O curso também teve como objetivo a coleta de dados para a pesquisa de doutorado de Rugoni, e a ementa está disponível aqui
curso de formação sobre discurso literário
(clique aqui para planejamento de leituras e informações)
coordenadores
Amanda Chieregatti
Claudia Maria de Serrão Pereira
Pedro Alberto Ribeiro
Trata-se de um conjunto de 7 encontros pautados por leituras coletivas que ensejam a constituição de um grupo permanente de trabalho sobre autoria, como parte extensionista do Projeto “O literário na cibercultura: criação, edição e circulação na contemporaneidade”. Justifica-se esta proposta no âmbito da extensão justamente por se tratar de leituras teóricas que subsidiam a reflexão sobre situações empíricas que têm gerado necessidades regulamentadoras complexas, suscitando reflexões sobre copyright, sistema Creative Commons e, mais amplamente,sobre atribuições profissionais que transitam entre a criação e a edição. Tema centenário, senão milenar, é retomado desde o advento da web 2.0 numa cultura de conexões e convergências que densifica a problemática.
curso de formação básica em proficiência de língua espanhola nível B2
coordenadora
Claudia Maria de Serrão Pereira
Participação na JIG 2016 curso de formação básica em revisão de textos (Instituto de Línguas – UFSCar)
Trabalhos no âmbito da disciplina Projeto Editorial II, do curso de Letras do CEFET-MG
Fórum de revisores e práticas de revisão
São Paulo Advanced School of Social Sciences – Selected Papers #1
Conferencia Editorial 2016 – Crecimiento y contradicciones de los mercados de Argentina y Brasil
Plural da Cultura – Seminário
Programação
19 de setembro de 2017
10h – Abertura e apresentações
10h30 – O autor – Fernanda Gehrke (NEPeTeCS) e Sandra Fonseca (NEPeTeCS)
10h45 – Mesa 1: Exotismos e rupturas da linguagem
Coordenação: Márcio Gatti
Cap1 – As revoluções do “crível” – Teresa Melo (UFSCar/NEPeTeCS) e Otávio Lari (UFSCar)
Cap2 – O imaginário da cidade – Sandra Fonseca (NEPeTeCS) e Fernanda Gehrke (NEPeTeCS)
Cap3 – A beleza do morto – Márcio Gatti (UFSCar/NEPeTeCS) e Matheus Almeida (NEPeTeCS)
Cap4 – A linguagem da violência – Lenna Nascimento (NEPeTeCS) e Vanda Silva (UFSCar)
13h – 14h – Almoço
14h – Mesa 2: Novos marginalismos
Coordenação: Geraldo Souza
Cap5 – As universidade diante da cultura de massa – Tairane Araújo (NEPeTeCS) e Teresa Melo (UFSCar/NEPeTeCS)
Cap6 – A cultura e a escola – Geraldo Souza (UFSCar/NEPeTeCS) e Lenna Nascimento (UFSCar/NEPeTeCS)
Cap7 – Minorias – Tairane Araújo (UFSCar/NEPeTeCS) e Vanda Silva (UFSCar)
15h30 – Mesa 3: Políticas Culturais
Coordenação: Luciana Salgado
Cap8 – A estrutura social do saber – Rejane Rocha (UFSCar/Literatura e tempo presente)
Cap9 – A cultura na sociedade – Juliana Santini (UNESP/ Literatura e tempo presente)
Cap10 – O lugar onde se discute a cultura – Luciana Salazar Salgado (UFSCar/Comunica)
17h – Amarrações e encaminhamentos
Feira [SUB]
Arte impressa e publicações independentes
Campinas
Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink
16 de setembro de 2017, 11h-21h
https://feirasub.wixsite.com/feirasub/palestrantes
Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (UFSCar)
Mais informações: http://www.ppglit.ufscar.br/
Programa de leituras:Aula 1
– BOURDIEU, Pierre. 2009. “Una revolución conservadora en la edición”. Pp. 223-264, en Intelectuales, política y poder. Buenos Aires: Eudeba.
– MUNIZ JR., J. S. Intelectuais do livro: instâncias de formação e autorreflexão do espaço editorial no Brasil e na Argentina. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Foz do Iguaçu, PR – 2 a 5/9/2014.
– SAFERSTEIN, Ezequiel. (2013). «Entre los estudios sobre el libro y la edición: el “giro material” En La Historia Intelectual Y La Sociología». Información, Cultura Y Sociedad 0(29). Recuperado 11 de abril de 2016 (http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/ics/article/view/3486).
Aula 2
– SAFERSTEIN, Ezequiel; SZPILBARG, Daniela. 2014. “La industria editorial argentina, 1990-2010: Entre la concentración económica y la bibliodiversidad” Alter/nativas. Revista de estudios culturales latinoamericanos. http://alternativas.osu.edu/assets/files/Issue-3/essays/saferstein.pdf
– MUNIZ JR., José de Souza (2016). Girafas e bonsais: editores “independentes” na Argentina e no Brasil (1991-2015). Tese de doutorado (Sociologia). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2016. Trecho selecionado: p. 148-177.*
Aula 3
– SAFERSTEIN, Ezequiel. (2016). La década publicada. Los best sellers políticos y sus editores: producción de libros, difusión de temas e intervención pública en el mercado editorial argentino (2003-2015) (Tesis de Doctorado). Facultad de Ciencias Sociales – Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires. Capítulos seleccionados: Introducción y Capítulo V.Aula 4
– MUNIZ JR., José de Souza (2016). Girafas e bonsais: editores “independentes” na Argentina e no Brasil (1991-2015). Tese de doutorado (Sociologia). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2016. Trechos selecionados: Preâmbulo (p. 15-21) e Capítulo 2 (49-82).
* no dia 30/08 a aula será parte do 3o. Colóquio Literatura e Tempo Presente